Aconteceu nos dias 30/04 e 01/05 mais uma Oficina de Emancipação Digital na Aldeia Xavante São Pedro, na Reserva de Parabubure, estado do Mato Grosso. A Cidade do Conhecimento instalou para a comunidade um protótipo de estação para edição de conteúdos áudio-visuais. Nesta ocasião, também foi realizada uma oficina sobre edição e captação de sons, tendo como tema principal os “Cantos Xavantes” da aldeia.
Oficina de Emancipação Digital Xavante
Um Comentário
Deixar Um Comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário.
Essa expedição teve dois desdobramentos importantes. O primeiro foi a visita a Claude Lévi-Strauss, no Laboratoire d´Anthropologie Social, no Collége de France, em 2005, para mostrar ao mestre o protótipo de telefone celular com audiovisual xavante celebrando os 70 anos da USP e o Ano Brasil na França.
Outro resultado desse trabalho, patrocinado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação por meio de Convênio com a Universidade de Sâo Paulo, em 2005, foi a continuidade do trabalho em 2006, quando o professor Aírton Xavante passou uma semana em oficinas no campus e na cidade de São Paulo, ajudou a finalizar os ringtones e imagens da aldeia para lançar no mercado e participou de uma bela missa matinal de domingo no Largo de Sâo Bento. Na oportunidade, Aírton e sua esposa fizeram uma coleta de agasalhos para a aldeia e experimentaram a tranquilidade do campus da USP, tomando chocolate quente numa fria madrugada desta aldeia paulistana.