O final de semana de encerramento da São Paulo Play Week consagra o FAZER!

Se você quer participar de atividades de criação de jogos, mesmo sem ser um especialista, essa é a oportunidade para interagir com quem tem mais experiência para criar um jogo.

Consulte a grade de atividades e inscreva-se – as vagas são limitadas!

7 de dezembro, 10 horas e 14 hs 30m

Gamificação Literária

O lançamento de livros na SP Play Week tem a forma de game jam. Depois de um encontro com o autor da obra, os interessados em propor modelos de gamificação literária serão divididos em grupos e apresentarão suas propostas nas Saraulas de Gamificação Literária no dia 7 dezembro no Campus Butantã da USP.

Os autores das obras poderão contratar projetos ou aproveitar ideias com crédito e participação em direitos autorais da versão gamificada de seus livros. Cada autor fará uma apresentação de sua obra e os participantes poderão fazer propostas até as 14 horas do dia 8 de dezembro.

Serão duas sessões, às 10 hs e às 14 h 30 m, escolha sua obra, autor e crie um roteiro de jogo (analógico ou digital).

Autores Confirmados

Jayme Brener é jornalista, sociólogo e escritor, lança seu primeiro romance histórico, Os cinco dedos de Tikal – Comunistas, judeus, putas e índios às vésperas da Segunda Guerra, publicado pela editora Ex-Libris. O lançamento coincide com o mês em que se completam 80 anos do início da “Grande Guerra”. Brener foi Prêmio Jabuti de Melhor Livro Didático em 1999, com Jornal do Século XX , junto com Gilberto Maringoni. (7 de dezembro, 10 hs).

http://libris.com.br/lancamento-de-livro-os-cinco-dedos-de-tikal/

Gilson Schwartz, Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, Professor do Programa de Pós-Graduação Intedisciplinar Direitos e Novas Legitimidades do Núcleo de Pesquisa Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, colunista semanal da Rádio USP com a coluna “Iconomia” há quatro anos, lança pela Universidade Federal da Bahia o e-book “Iconomia, Introdução à Crítica da Economia Industrial e Financeira”.

(7 de dezembro, 14 h 30 m)

Marilene Garcia é graduada em letras (alemão, português e linguística) pela Universidade de São Paulo (USP) e em pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). É mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em letras pela USP, com bolsa de pesquisa nas Universidades de Oldenburg e de Freiburg (Alemanha). Concluiu pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em tecnologias da inteligência e design digital, com pesquisa sobre mobile learning e aprendizagem de línguas.  Atividade comum no campo das artes, pode-se dizer que a curadoria também é aplicada na área da educação: o profissional que estuda, seleciona e organiza materiais para as suas aulas está atuando como curador, mesmo que de forma inconsciente. Mas um professor-curador consciente de seu papel no ambiente permeado pela tecnologia precisa fazer mais do que transpor, para a sua prática, a curadoria como tradicionalmente se conhece.

(7 de dezembro, 10 hs)

https://www.amazon.com.br/Curadoria-educacional-pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas-informa%C3%A7%C3%A3o/dp/8539628872

Rubens Rewald, Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP apresenta sua obra mais recente, A Dança do Fantástico-Autor-Espectador.

(7 de dezembro, 14 hs 30 m)

https://www.editorapatua.com.br/produto/98487/a-danca-do-fantastico-autor-espectador-de-ruben

 

5 de dezembro, 9 hs, Sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa

Pets Play

Nossos cães são grandes amigos cujos direitos, necessidades, riscos e responsabilidades nem sempre estamos preparados para respeitar. Na “Pets Play”, os participantes (e seus cães e cadelas) serão convidados a visitar o campus da USP de São Paulo para participar de atividades lúdicas e ao mesmo tempo ampliar sua consciência sobre as questões de ordem sanitária, social e cultural associadas ao brincar com animais caseiros. Os participantes e seus “pets” serão certificados pela participação. Ao fazer inscrição nessa atividade, o participante será convidado a preencher um formulário mais detalhado sobre o cão/cadela.

7 e 8 de dezembro

Gamificação Existencialista – Quem Sou, Quem Quero ser?

Sob a orientação de especialistas, essa vivência lúdica tem como objetivo abrir novas perspectivas de escolha vocacional. O público-alvo são os alunos do ensino médio em busca de suas vocações profissionais.

Trata-se de uma game jam que dura o final de semana! Prepare-se para acampar ou ficar hospedado no campus da USP – uma experiência inédita! Voltada para adolescentes alunos do ensino médio que, por meio de jogos, terão uma oportunidade inovadora de pensar suas vocações, perspectivas profissionais e opções existenciais.

O que está em jogo na escolha profissional? Diversas vivências levarão à delimitação dos vetores que influenciam a decisão e respectivos pesos. O resultado será transferido para um tabuleiro. No centro dele, a carreira escolhida e em volta os caminhos, com seus obstáculos e dinamizadores, cada um deles com força relativa com relação ao objetivo. Ex.: volte 3 casas se seus pais são contrários à escolha OU avance 3 casas se tem uma tia (ou tio) que pediu sua ajuda para cuidar de um negócio que tem tudo a ver com você e pode te dar uma experiência legal para o seu futuro profissional.

Luis Gerolamo e Lisete Barlach orientarão grupos de meninos e meninas que, brincando, vão explorar suas dúvidas e opções num momento essencial das nossas vidas. Inclui pernoite no campus Butantã da USP (exige autorização dos pais ou responsáveis).