Cidade do Conhecimento 2.0 no Campus Party!

Vamos começar a divulgar o que andou desde o nosso último evento, em agosto do ano passado, quando foi apresentado o conceito e formada a rede de "co-criação" da Cidade do Conhecimento 2.0. "Co-criação" e "inovação aberta" são as palavras-chave do que vamos apresentar no Campus Party 2008.

Mobilidade e Cidadania 3.0

Nerds, hackers e fanáticos por software livre têm sido as tribos mais visíveis do Campus Party, mas os motoboys de São Paulo fazem uma intervenção no sábado, dia 16 de fevereiro, a partir das 17 horas.

Na trilha de "Criatividade" do evento patrocinado pela Telefónica, Prefeitura de São Paulo e um conjunto importante de entidades públicas e empresas privadas, o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento anuncia o início de um projeto de formação de redes digitais móveis com o objetivo de estudar e transformar a relação entre motoqueiros e vida urbana.

A pesquisa é financiada pela Fundação Telefónica e integra um projeto mais amplo, coordenado por Manuel Castells, François Bar e Hernan Galperin da University of Southern California (Annenberg School forCommunication) e de Mireia Fernandez na Universidade Aberta da Catalunha, cujo tema são os impactos da telefonia celular na América Latina (Brasil,Argentina, Chile e Peru).

"Vamos discutir e pesquisar a mobilidade 3.0, sobrepondo a mobilidade física dos motoboys com a mobilidade digital das comunicações por telefone celular para buscar novos modelos de negócios e tentar promover uma transformação da própria imagem do motoboy diante da cidade, do trabalho e de si mesmo", explica ocoordenador da pesquisa no Brasil e líder do grupo de pesquisa Cidade doConhecimento, Gilson Schwartz.

"Queremos pesquisar e estimular a mobilidade em vários sentidos da palavra, integrando as dimensões tecnológica, econômica e cultural", completa.

A pesquisa vai selecionar motoboys para criar e testar serviços combinando o uso do celular e da motocicleta numa megalópole urbana como São Paulo. Os resultados da pesquisa serão integrados a outros estudos e projetos em andamento e publicados até o final do ano pela Fundação Telefónica da Espanha.

Além de Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento da USP, participam do projeto pesquisadores associados à Annenberg School of Communication da University of Southern California e da Universidade da Catalunha, sob a coordenação geral de Manuel Castells, um dos mais respeitados pesquisadores da "galáxiainternet".

Entre os objetivos da pesquisa, destacam-se:

– identificar os principais aspectos de desenvolvimento econômico e social que sofrem os impactos da telefonia móvel,

– identificar tendências em usos e estratégias de acesso à telefonia móvel pelos setores de menor poder aquisitivo,

– descrever e analisar os casos que melhor reflitam traços específicos de cada região,

– analisar semelhanças e diferenças com relação às demais tendências regionais e internacionais.

Motoboys e demais interessados em participar ou conhecer melhor o projeto podem entrar em contato com o coordenador da pesquisa, Gilson Schwartz, pelo email schwartz@usp.br.

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