Conceito: O tópico “Modelo de Negócios” tem por objetivo discutir as principais iniciativas que podem ser desenvolvidas no Projeto “Rede Pipa Sabe”, capazes de gerar renda e promover a melhoria das condições sociais e ambientais nas comunidades participante.

Adotamos como referencia inicial as categorias propostas por Clark (1998)

1. Modelo Varejo: criação de uma vitrine eletrônica, vendendo produtos diretamente ao consumidor final.

2. Modelo Shopping: cria-se um ambiente na Internet e cobra-se dos varejistas que desejam colocar suas lojas.

3. Modelo Corretor: atrai fornecedores e consumidores para o mesmo ambiente, realiza transações e cobra um percentual das transações

4. Modelo Divulgação: oferece produtos e informações gratuitos e cobra de anunciantes

5. Modelo Assinante: cobra pelo acesso às informações contidas no site

6. Modelo TV a Cabo: híbrido do modelo anterior, disponibilizando parte do conteúdo gratuitamente e cobrando pelo restante do conteúdo

7. Modelo Locadora: cobra pequenas quantias pelo conteúdo disponível no site, como se o usuário fosse pagando conforme acessa os serviços (sistema semelhante das operadoras de celular)

8. Modelo Informações Personalizadas: clientes pagam por informações que atendam às suas necessidades e preferências.

Referências:

Clark, Bruce. Negócios On-Line, HSM Management, p.110-118, maio/junho 1998